A Certeza de Vencer

A Certeza de Vencer — Estratégia Militar e Competitividade Empresarial

25.11.2008 — “Não quero receber nenhuma mensagem dizendo, «Estou a segurar a minha posição». Não estamos a segurar coi­síssima nenhuma. Os alemães que o façam.Nós estamos a avançar constantemente e não estamos interessados em segurar nada, a não ser o inimigo.” General George S. Patton, Jr.

As ideias que este livro nos oferece são fundamentais para os que pretendam alcançar a vitória em qualquer ambiente conflitual ou competitivo. Desde logo, porque os princípios estratégicos que o autor desenvolve – com rigor e clareza – têm de facto revelado a sua enorme eficácia em contextos de aplicação aparentemente díspares, como o militar e o empresarial.

• Explorar os ciclos OODA, que permitem tomar decisões adequadas mais rapidamente que os opositores;
• Criar um clima organizacional centrado na confiança mútua, no conhecimento intuitivo e no controlo apenas directivo, que aposta na criatividade e que abre a possibilidade de se gerir a imprevisibilidade;
• Utilizar manobras cheng (ortodoxas, antecipáveis) para fixar e distrair um competidor, e lançar o ataque decisivo com manobras ch’i (heterodoxas, inesperadas);
• Moldar a mente do adversário, através do logro e da ambiguidade, para gerar incerteza, confusão, desordem, e assim, afectar a sua coesão, erodir a sua vontade de vencer, produzir a sua paralisia e, finalmente, pro vocar o seu colapso…

Eis uma pequena amostra do que aqui vai encontrar.

[Certain to Win is now available in Portuguese. Click here for more information.]

Be Sociable, Share!

Filed in Uncategorized | Comments Off on A Certeza de Vencer

Comments are closed at this time.